segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Reflexão sobre Ser Professor no contexto atual a partir da sessão dos filmes

O SORRISO DE MONALISA

O filme nos mostra uma professora de história da arte questionadora e investigativa, que decide fazer a diferença em uma escola tradicional onde o importante era as alunas decorarem informações de um polígrafo À apreciação e o conhecimento das obras não existiam.
A professora procura mudar a visão do mundo que suas alunas possuem e dar um novo significado a arte mostrando que a arte indiferentemente do estilo da obra pode ser apreciada e que, a apreciação deve vir da capacidade de vê-la, analisá-la e interpretá-la.
Através das obras procurou fazê-las ver que não é simplesmente gostar ou não gostar de uma obra de arte.
A professora sofreu muita resistência por parte das alunas em aceitar mudanças, mas como era apaixonada pela arte leva suas alunas a desenvolverem um senso crítico, não somente em relação à arte, mas também em relação a suas vidas, questionando-as sobre o que querem para si mesmas.
Ao se desligar da escola fica bem claro, que embora não tenha conseguido permanecer na escola e continuar a transformação, houve grandes mudanças no ser, pensar e agir de suas alunas. Tornaram-se mais questionadoras e reflexivas sobre sua realidade.
Esta professora que enfrentou tanta dificuldade e não desistiu fez a diferença para suas alunas, pois passaram a ver a vida e o mundo com outros olhos.
Nós educadores, com certeza precisamos fazer a diferença na vida de nossos alunos levando-os apensar, refletir e tomar decisões na construção de conhecimentos.
Devemos ainda levar nossos alunos a contemplar toda a forma de arte, conhecer os padrões e técnicas que a envolve e o gosto por ela, pois somente a informação não é suficiente para a apreciação da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário